terça-feira, 18 de julho de 2017









OPEL








A MINIVAN QUE FEZ SUCESSO NO BRASIL GANHA NOVA 'ROUPAGEM' NA EUROPA



A substituição das monovolumes pelas SUV é cada vez mais uma tendência das marcas, mas a verdade, mas as exceções existem como é o caso da nova geração da Zafira.
Antes de tudo escrever, sou e sempre serei, um adepto confesso das monovolume, talvez pela família numerosa que tenho, mas acima de tudo pela capacidade destes veículos fazerem face à necessidade das saídas para férias, ou mesmo no dia-a-dia, quando transportamos os mais novos, carregados de malas em tempo de veraneio ou mesmo na altura da escola, em que o número de malas elancheiras...
Mas é preciso ter em conta que este é um dos veículos mais importantes para marca, já que a até à data, a Opel já vendeu mais de 2,7 milhões de Zafira.

Opel Zafira

A recente geração do sistema de informação e entretenimento IntelliLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto para garantir a integração de aplicações e funções de ‘smartphones’ de ambos os sistemas operacionais iOS e Android. O sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet até sete dispositivos em simultâneo. E, pela primeira vez neste segmento de veículos, a Opel estreia a mais recente geração de faróis AFL, compostos exclusivamente de LED.

Opel Zafira

Interior

Mas esta monovolume impõe-se sobretudo pelo seu generoso espaço a bordo e pelas suas soluções de arrumação. Tal como nas anteriores gerações Zafira, condutor e passageiro da frente podem viajar em bancos ergonômicos. Ao centro contam com uma console multifuncional FlexRail que corre ao longo de calhas de alumínio, disponibilizando módulos de arrumação independentes.
Atrás a segunda fila de bancos pode ser alterada e assumir a configuração ‘Lounge’ graças a mecanismos que rebatem as costas do banco central e levantam confortáveis apoios de braços para os ocupantes dos lugares do lado das portas. Estes bancos podem ainda deslocar-se ao longo de calhas, para trás e para o centro, passando a oferecer mais espaço para pernas e ombros que só encontra paralelo em 'peruas' de luxo.

Opel Zafira

Opel Zafira

Opel Zafira

Motorizações e versões disponíveis


A linha do novo Zafira inclui uma vasta escolha de motores e é a única do segmento a cobrir, à saída da fábrica, um leque completo de opções de combustíveis: gasolina, diesel, gás de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido (GNC). As potências vão de 134 cv a 200 cv, com médias de consumo de 4,5 a 7,2 km/l e emissões de 119 a 168 g/km de CO2, no ciclo misto, de acordo com a norma EC 715/2007.
O motor topo da linha é o 1.6 Turbo a gasolina, com injeção direta e turbocompressor, que debita 200 cv de potência. Com torque máximo de 280 Nm, o Zafira 1.6 Turbo acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, recupera de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade em apenas 8,3 segundos e consegue alcançar 220 km/h de velocidade máxima. Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o mais potente dos Zafira apresenta médias de consumo de apenas 7,2 l km/l em percurso misto (norma EC 715/2007).
Do lado dos turbodiesel, a opção mais econômica é assumida pelo elogiado 1.6 CDTI (versão ensaiada) agora com potência de 134 cv, troque de 320 Nm e consumo médio de apenas 4,5 l km/l, tendo recebido uma gestão eletrônica de motor mais evoluída. O mais potente dos Diesel é o 2.0 CDTI de 170 cv, com um elevadíssimo torque de 400 Nm. Capaz de consumos médios de apenas 4,9  km/l, este motor também consegue acelerar o Zafira de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos, o que representa uma marca notável para este tipo de veículos.

Ficha Técnica

Motor
Tipo – 4 cilindros em linha
Cilindrada (cm3) – 1598
Diâmetro x curso (mm) – 79,7 x 80,1
Potência máxima (cv) – 134/4000 rpm
Torque máximo (Nm/rpm) – 320/-2000 rpm
Tração  – dianteira
 Caixa de velocidade – 6 vel. manual
 Suspensão Frente  – Tipo McPherson
Suspensão Traseira – Eixo de torção
desempenho e Consumo
Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,2s
Velocidade máxima (km/h) – 193 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (km/l) – 4,0/5,3/4,5
Emissões de CO2 (g/km) – 119
Dimensões e peso
Comp./largura/altura (mm) – 4666/2100/1660
Distância entre eixos (mm) – 2760
Largura (fr/tr) (mm) – 1584/1588
Freios Fr/TR – Discos ventilados/Discos
Peso bruto (kg) – 2410
Capacidade do bagageiro (l) – 678
Capacidade do tanque (l) – 58
Preço base (€) – 27.630€


Vasco Reis, Portugal






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