segunda-feira, 17 de julho de 2017










LAND ROVER








PARA TODO O TERRENO...



A criatividade aplicada ao mundo automóvel gera muitas vezes detalhes ou modelos tão únicos quanto peculiares. Mas isso é algo que, naturalmente, não é de agora. Um bom exemplo disso é precisamente este Land Rover Series II construído, ou melhor, adaptado em 1958 pela empresa James A. Cuthbertson Ltd – criada em 1936 e sediada na Escócia, em Bigger, a sul de Lanarkshire; desde o início que desenhou e construiu limpa neves; ainda hoje existe e o negócio estende-se, entre outras coisas, a estradas ou linhas de estradas de ferro.
No presente caso, e a um primeiro olhar, o veículo pode parecer muita coisa, mas talvez não um Land Rover. Isso chega-nos quando passamos a barreira visual das gigantes esteiras e nos ‘debruçamos’, à distância, sobre a carroceria.

1958-cuthbertson-land-rover-(7)

No essencial, foi criada uma ‘subestrutura’ específica, a que acoplou as esteiras e agregou o veículo, montando a carroceria do Land Rover em cima. O sistema de direção foi também alterado, para tornar possível a condução. Não existindo propriamente estradas para este veículo, a sua velocidade máxima era de cerca de 32 km/h.
Ao certo não se sabe quantos foram construídos, mas aponta-se para menos que 20, assim como não há números nem certezas sobre quantos há e em que condições poderão estar hoje.

1958-cuthbertson-land-rover-(10)

1958-cuthbertson-land-rover-(9)

Obviamente que o seu grande ponto forte era o fora de estrada, num veículo literalmente preparado para ultrapassar qualquer obstáculo. Do ponto de vista militar tinha duas grandes vantagens: era bem mais leve que um tanque de guerra; o seu peso, através das esteiras, estava mais distribuído, o contrário do dos tanques, o que se tornava vantajoso no caso de contato com minas destinadas aos bem mais pesados tanques.
O veículo em questão está em ótimo estado, tendo sido recentemente alvo de restauro. No final de tudo, há um ponto importante, está para venda na leiloeira Bonhams, por um preço que se encontra entre os 57.000€ e os 68.000€. Um valor a pagar por uma raridade que será o centro das atenções onde quer que o leve…

Fonte: James A. Cuthbertson Ltd e Bonhams
André Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MOTO GP Enea Bastianini acts as the ‘Beast’ and stands between Jorge Martín and victory Ducati’s 100th victory in the MotoGP World Champio...