terça-feira, 11 de julho de 2017










MV AGUSTA









SPECIALE DRAG



Decorreu no passado dia 7 de Julho nas instalações da MV Agusta em Lisboa a apresentação da versão RR MY17 da MV Agusta Brutale Dragster RR, versão de 2017 agora compatível com a norma Euro 4.
A sigla RR até à data só foi utilizada pela MV nas suas motos de 4 cilindros mas com esta versão da Brutale Dragster passou a integrar também os motores de 3 cilindros. Numa combinação de potência, estilo e design magnífico do seu quadro, a Dragster RR estabelece uma classe quase exclusiva para si.



A MV Dragster RR é uma moto de arranque por excelência que pretende deixar todos para trás em cada semáforo. A cada rotação do punho e a cada passagem de caixa a Dragster empurra-nos para a frente com uma enorme energia e potência brutal.
A Dragster RR é a expressão máxima deste 3 cilindros de 800cc , mais potência, mais eletrônica e umas linhas que deixam adivinhar a natureza brita desta versão RR da Brutale Dagster.


MOTOR
Um motor amplamente conhecido de tecnologia italiana que não necessita apresentação. A MV neste modelo conseguiu retirar ainda mais potência do mesmo, daí a designação agora adotada de RR. Os seus 140cv atestam esse desenvolvimento e nenhum outro motor de 3 cilindros com 800cc oferece esta potência, a não ser claro está o da MVF3 800. Um motor compacto com apenas 52Kg, que inclui tecnologia de grande prêmio como a 'cambota' de rotação inversa que se afirma como um dos mais sofisticados do mercado. Adota um tensor hidráulico de corrente de distribuição que faz com que o motor seja extremamente silencioso e confiável.
Os 140cv às 13.100 rpm são em parte atingíveis graças ao desenho da caixa de ar otimizado e a um sistema de escape muito eficiente. A electrônica foi revista e a injeção também, com injetores duplos por cilindro, 6 no total. A entrega de potência faz-se suavemente a baixas rotações e de forma enérgica e brutal a altas rotações com um limitador às 13.200rpm. O torque também aumentou e apresenta agora 86Nm em vez dos 81Nm da Brutale. A caixa de velocidades removível é também um grande feito e o seu desempenho e versatibilidade é de uma eficiência surpreendente tanto em estrada como em pista.


ELETRÔNICA
A MV Dragster RR inclui agora a segunda geração do sistema MVICS – Motor and Vehicule Integrated Control System. Mapas mais precisos e efectivos que combinam a potência explosiva do 3 cilindros com eficiência e baixo consumo. Uma evidência clara de preocupação em encontrar soluções igualmente sofisticadas do ponto de vista do desempenho tecnológico e ambiental.
O sistema permite regular o torque e os modos de motor em 3+1 configurações , Sport, Normal e Rain e + uma Custom. Na posição Custom é possível definir todos os parâmetros, resposta do motor, limitador de rotações, resposta do torque de motor, sensibilidade do acelerador e dos freios. A Dragster RR inclui ainda 8 níveis de controle de tração que pode também ser desligado.
A RR monta ainda QuickShifter de última geração o EAS 2.0 que permite a mudança de caixa nos dois sentidos de forma suave e efetiva. As reduções beneficiam ainda de uma embreagem deslizante que garante ainda mais controle à entrada das curvas, uma vantagem tanto em estrada como em pista.





QUADRO E CICLÍSTICA
A RR tem exatamente as mesmas medidas e geometria que a versão Dragster normal. Equipada com pneus Pirelli Diablo Rosso II 200/50 atrás. A estrutura do quadro emprega a mesma tecnologia utilizada em quase todos os quadros MV ultimamente: Uma treliça de tubos de aço integrada com perfis em liga de alumínio na zona posterior que funcionam como pivô de encaixe do braço oscilante. O design do quadro otimiza a sua resistência e flexibilidade mantendo o peso da moto nos valores mais baixos possíveis. Um amortecedor de direção ajustável garante estabilidade em qualquer situação, estrada ou circuito.


FICHA TÉCNICA
MOTOR
Tipo 3 cilindros 4 tempos 12 válvulas
Taxa de compressão 13.3:1
Arranque elétrico
Bore x stroke 79 mm x 54.3 mm (3.1 in. x 2.1 in.)
Max. potência– 103 kW (140 hp) às 13.100 r.p.m.
Max. torque – r.p.m. 86 Nm (8.77 kgm) às 10.100 r.p.m.
Injeção MVICS 2.0 (Motor & Vehicle Integrated Control System) com 6 injetores. Controle do motor Eldor EM2.0, acelerador drive by wire da Mikuni ,Torque com controle de 4 mapas, Electronic quick-shift MV EAS 2.0 (Electronically Shift up & down)
Embreagem Multi-disco úmida com acionamento hidráulico
Transmissão tipo Cassette style; 6 velocidades

DIMENSÕES E PESO
Distancia entre eixos 1380 mm
Comprimento total 2060 mm
Largura total 825 mm
Altura do banco 811 mm
Dist. Ao chão 149 mm
Peso 168 kg

Tanque 16.6 l

VELOCIDADE Máx.
245.0 km/h (153.1 mph)

QUADRO
Tipo Treliça em aço ALS
Perfis posteriores em liga de alumínio

SUSPENSÃO DA FRENTE
Marzocchi “UPSIDE DOWN” telescópica com tratamento DLC,
ajustável em compressão e hidráulico
ajuste de pré-carga externo
Diâmetro. 43 mm (1.69 in.)
Curso 125 mm (4.92 in.)

SUSPENSÃO TRASEIRA
Amortecedor Progressive Sachs,
ajustável em pressão e hidráulico e pré-carga
Monobraço em liga com curso de125 mm (4.92 in.)

FREIOS
Discos duplos na frente de 320 mm
Pinças Brembo radial-type, com 4 pistões
Disco único atrás de 220 mm
Pinça Brembo com 2 pistões
ABS System Bosch 9 Plus com RLM
(Rear wheel Lift-up Mitigation )

RODAS E PNEUS
Frente: 3.50” x 17”
Trás: 6.00” x 17”
Pneu Frente: 120/70 – ZR 17 M/C (58 W)
Pneu Trás: 200/50 – ZR 17 M/C (75 W)

CARENAGEM
Material Termoplástico
OUTROS
Amortecedor de direção com 8 ajustes
EMISSÕES
Compatível Standard Euro 4
PREÇO -18.350 euros

Pedro Rocha, direto de Portugal


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