MV AGUSTA
SPECIALE DRAG
Decorreu no passado dia 7 de Julho nas instalações da MV Agusta em Lisboa a apresentação da versão RR MY17 da MV Agusta Brutale Dragster RR, versão de 2017 agora compatível com a norma Euro 4.
A sigla RR até à data só foi utilizada pela MV nas suas motos de 4 cilindros mas com esta versão da Brutale Dragster passou a integrar também os motores de 3 cilindros. Numa combinação de potência, estilo e design magnífico do seu quadro, a Dragster RR estabelece uma classe quase exclusiva para si.
A MV Dragster RR é uma moto de arranque por excelência que pretende deixar todos para trás em cada semáforo. A cada rotação do punho e a cada passagem de caixa a Dragster empurra-nos para a frente com uma enorme energia e potência brutal.
A Dragster RR é a expressão máxima deste 3 cilindros de 800cc , mais potência, mais eletrônica e umas linhas que deixam adivinhar a natureza brita desta versão RR da Brutale Dagster.
MOTOR
Um motor amplamente conhecido de tecnologia italiana que não necessita apresentação. A MV neste modelo conseguiu retirar ainda mais potência do mesmo, daí a designação agora adotada de RR. Os seus 140cv atestam esse desenvolvimento e nenhum outro motor de 3 cilindros com 800cc oferece esta potência, a não ser claro está o da MVF3 800. Um motor compacto com apenas 52Kg, que inclui tecnologia de grande prêmio como a 'cambota' de rotação inversa que se afirma como um dos mais sofisticados do mercado. Adota um tensor hidráulico de corrente de distribuição que faz com que o motor seja extremamente silencioso e confiável.
Os 140cv às 13.100 rpm são em parte atingíveis graças ao desenho da caixa de ar otimizado e a um sistema de escape muito eficiente. A electrônica foi revista e a injeção também, com injetores duplos por cilindro, 6 no total. A entrega de potência faz-se suavemente a baixas rotações e de forma enérgica e brutal a altas rotações com um limitador às 13.200rpm. O torque também aumentou e apresenta agora 86Nm em vez dos 81Nm da Brutale. A caixa de velocidades removível é também um grande feito e o seu desempenho e versatibilidade é de uma eficiência surpreendente tanto em estrada como em pista.
ELETRÔNICA
A MV Dragster RR inclui agora a segunda geração do sistema MVICS – Motor and Vehicule Integrated Control System. Mapas mais precisos e efectivos que combinam a potência explosiva do 3 cilindros com eficiência e baixo consumo. Uma evidência clara de preocupação em encontrar soluções igualmente sofisticadas do ponto de vista do desempenho tecnológico e ambiental.
O sistema permite regular o torque e os modos de motor em 3+1 configurações , Sport, Normal e Rain e + uma Custom. Na posição Custom é possível definir todos os parâmetros, resposta do motor, limitador de rotações, resposta do torque de motor, sensibilidade do acelerador e dos freios. A Dragster RR inclui ainda 8 níveis de controle de tração que pode também ser desligado.
A RR monta ainda QuickShifter de última geração o EAS 2.0 que permite a mudança de caixa nos dois sentidos de forma suave e efetiva. As reduções beneficiam ainda de uma embreagem deslizante que garante ainda mais controle à entrada das curvas, uma vantagem tanto em estrada como em pista.
QUADRO E CICLÍSTICA
A RR tem exatamente as mesmas medidas e geometria que a versão Dragster normal. Equipada com pneus Pirelli Diablo Rosso II 200/50 atrás. A estrutura do quadro emprega a mesma tecnologia utilizada em quase todos os quadros MV ultimamente: Uma treliça de tubos de aço integrada com perfis em liga de alumínio na zona posterior que funcionam como pivô de encaixe do braço oscilante. O design do quadro otimiza a sua resistência e flexibilidade mantendo o peso da moto nos valores mais baixos possíveis. Um amortecedor de direção ajustável garante estabilidade em qualquer situação, estrada ou circuito.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Tipo 3 cilindros 4 tempos 12 válvulas
Taxa de compressão 13.3:1
Arranque elétrico
Bore x stroke 79 mm x 54.3 mm (3.1 in. x 2.1 in.)
Max. potência– 103 kW (140 hp) às 13.100 r.p.m.
Max. torque – r.p.m. 86 Nm (8.77 kgm) às 10.100 r.p.m.
Injeção MVICS 2.0 (Motor & Vehicle Integrated Control System) com 6 injetores. Controle do motor Eldor EM2.0, acelerador drive by wire da Mikuni ,Torque com controle de 4 mapas, Electronic quick-shift MV EAS 2.0 (Electronically Shift up & down)
Embreagem Multi-disco úmida com acionamento hidráulico
Transmissão tipo Cassette style; 6 velocidades
Tipo 3 cilindros 4 tempos 12 válvulas
Taxa de compressão 13.3:1
Arranque elétrico
Bore x stroke 79 mm x 54.3 mm (3.1 in. x 2.1 in.)
Max. potência– 103 kW (140 hp) às 13.100 r.p.m.
Max. torque – r.p.m. 86 Nm (8.77 kgm) às 10.100 r.p.m.
Injeção MVICS 2.0 (Motor & Vehicle Integrated Control System) com 6 injetores. Controle do motor Eldor EM2.0, acelerador drive by wire da Mikuni ,Torque com controle de 4 mapas, Electronic quick-shift MV EAS 2.0 (Electronically Shift up & down)
Embreagem Multi-disco úmida com acionamento hidráulico
Transmissão tipo Cassette style; 6 velocidades
DIMENSÕES E PESO
Distancia entre eixos 1380 mm
Comprimento total 2060 mm
Largura total 825 mm
Altura do banco 811 mm
Dist. Ao chão 149 mm
Peso 168 kg
Tanque 16.6 l
Distancia entre eixos 1380 mm
Comprimento total 2060 mm
Largura total 825 mm
Altura do banco 811 mm
Dist. Ao chão 149 mm
Peso 168 kg
Tanque 16.6 l
VELOCIDADE Máx.
245.0 km/h (153.1 mph)
245.0 km/h (153.1 mph)
QUADRO
Tipo Treliça em aço ALS
Perfis posteriores em liga de alumínio
Tipo Treliça em aço ALS
Perfis posteriores em liga de alumínio
SUSPENSÃO DA FRENTE
Marzocchi “UPSIDE DOWN” telescópica com tratamento DLC,
ajustável em compressão e hidráulico
ajuste de pré-carga externo
Diâmetro. 43 mm (1.69 in.)
Curso 125 mm (4.92 in.)
Marzocchi “UPSIDE DOWN” telescópica com tratamento DLC,
ajustável em compressão e hidráulico
ajuste de pré-carga externo
Diâmetro. 43 mm (1.69 in.)
Curso 125 mm (4.92 in.)
SUSPENSÃO TRASEIRA
Amortecedor Progressive Sachs,
ajustável em pressão e hidráulico e pré-carga
Monobraço em liga com curso de125 mm (4.92 in.)
Amortecedor Progressive Sachs,
ajustável em pressão e hidráulico e pré-carga
Monobraço em liga com curso de125 mm (4.92 in.)
FREIOS
Discos duplos na frente de 320 mm
Pinças Brembo radial-type, com 4 pistões
Disco único atrás de 220 mm
Pinça Brembo com 2 pistões
ABS System Bosch 9 Plus com RLM
(Rear wheel Lift-up Mitigation )
Discos duplos na frente de 320 mm
Pinças Brembo radial-type, com 4 pistões
Disco único atrás de 220 mm
Pinça Brembo com 2 pistões
ABS System Bosch 9 Plus com RLM
(Rear wheel Lift-up Mitigation )
RODAS E PNEUS
Frente: 3.50” x 17”
Trás: 6.00” x 17”
Pneu Frente: 120/70 – ZR 17 M/C (58 W)
Pneu Trás: 200/50 – ZR 17 M/C (75 W)
Frente: 3.50” x 17”
Trás: 6.00” x 17”
Pneu Frente: 120/70 – ZR 17 M/C (58 W)
Pneu Trás: 200/50 – ZR 17 M/C (75 W)
CARENAGEM
Material Termoplástico
Material Termoplástico
OUTROS
Amortecedor de direção com 8 ajustes
Amortecedor de direção com 8 ajustes
EMISSÕES
Compatível Standard Euro 4
Compatível Standard Euro 4
PREÇO -18.350 euros
Pedro Rocha, direto de Portugal
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