TOYOTA
ENSAIO COMPLETO DO SAMURAI CORREDOR
A Toyota ‘retocou’ o GT86, fez-lhe algumas alterações estéticas, melhorou a suspensão e direção, mas como em equipe que ganha não se mexe... ''arigatô'' Toyota…
Foi preciso coragem para construir este Toyota GT86, um pequeno desportivo desenvolvido pela Toyota e Subaru. Nasceu em 2012, chama-se Toyota 86 na Ásia, Austrália, África do Sul e América, GT86 na Europa e Nova Zelândia e FT86 na Nicarágua e Jamaica. ‘Chama-se’ ainda Subaru BRZ em todo o mundo e chamava-se Toyota Scion FR-S nos EUA e Canadá. Até há bem pouco tempo. É tudo isto, mas é também um daqueles automóveis ‘out of the box’, num mundo de muitas ‘Maria vai com as outras’. Foi preciso muita coragem, mas valeu a pena não há dúvida, pois o carro é fantástico em vários níveis.
TRASEIRA QUASE IDÊNTICA A DO SUBARU BRZ |
Logicamente, com os mais de 44.000€ que custa, consegue comprar muitos outros carros totalmente ‘racionais’, mas… desconfio seriamente que num mundo que esta mudando rapidamente, esta questão do prazer de condução pode se atenuar e daqui a uma geração, já poucos vão saber o que é isso . Mas nesse sentido só posso ser feliz por estar vivendo os últimos tempos em que se extrai algum prazer na condução dos carros. E invejo os ‘antepassados’ que se divertiram a valer, nos anos 60 e 70, sem câmbio automatizado, suspensão inteligente... só mesmo com o prazer de guiar.
A Toyota manteve o mesmo motor, um 4 cilindros boxer, 2.0 litros e 200 cv, que aliado ao baixo peso do carro lhe dar um grande desempenho, pois precisa apenas de 7.6s para chegar dos 0 aos 100 Km/h, isto para uma velocidade máxima de 226 Km/h. De qualquer forma há um pormenor que é preciso ressaltar. Provavelmente este Toyota GT86 conseguiu uma aura após o seu nascimento em 2012 que agora terá mais dificuldade em manter, pois apesar de não ter perdido predicados, antes pelo contrário, também não ganhou nada de muito novo que lhe permita destacar-se claramente. A verdade é que também não há muitos carros assim, talvez o Mazda MX-5, que é mais barato mas também bem menos potente, ou o 124 Abarth, ambos modelos que rivalizam com esta proposta da Toyota.
Ficha Técnica
Motor – 4 cil. boxer, injeção direta, gasolina
Cilindrada – 1998 cm3
Transmissão – Traseira
Cx Vel – 6 vel. manual
Potência – 200 cv/7000 rpm
Torque – 205 Nm/6600 rpm
Vel máx – 226 km/h
Aceleração – 7,6 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 7,8 l/100 km
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Freio dianteiro – Discos ventilados
Freio traseiro – Discos
Peso – 1297 kg
Tanque – 50 l
Mala – 243 l
Emissões – 180 g/km CO2
Preço base – 44.200 €
Fonte: Vasco Reis (Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário