segunda-feira, 12 de junho de 2017











RENAULT









VOCÊ CONHECE O ''ELETRICISTA'' FRANCÊS?ZOE (9)


Pela primeira vez conseguimos aliar um carro elétrico  com uma autonomia ‘decente’ a um preço competitivo.  O novo Renault Zoe R90 ZE40 consegue cerca de 300 km com uma recarga de bateria em condições reais de utilização.  E o preço já não assusta…
Uma coisa que os portugueses poucas vezes fazem é contas! Para tudo e mais alguma coisa. Lembro-me, aqui há uns bons anos, quando os primeiros postos de combustível low cost começaram a surgir, de um vizinho que ia de Sintra ao Jumbo de Alfragide abastecer o carro, porque “era muito mais barato.” “Mas vais lá fazer as compras ao Jumbo?” perguntei. “Não”, respondeu, “vou só meter gasolina. – Cara, você faz 40 km para poupar quatro euros no abastecimento, e nesses 40 km gasta 4,00€ de gasolina. Basicamente, vais passear, pois poupar não poupa um centavo…” Os anos passaram, a crise mantém-se, todos deviam fazer contas e depois olhar para os pratos da balança e pesar os prós e os contras.

ZOE (10)

A cada dia que passa faz cada vez mais faz sentido ponderar-se um elétrico e há casos em que se as pessoas tiverem uma vida com poucas “variações ao tema”, leia-se, fazem em 90% das vezes os mesmos percursos todos os dias. Sendo capaz de concordar que o anterior Zoe era complicado, porque nos arriscávamos a ter pouco mais do que 130 ‘verdadeiros’ kms, já com esta nova geração, o Renault Zoe R90 ZE40, se adaptarmos a condução, conseguimos fazer 300 km, e se fizermos uma condução o mais ''comportada'' possível com a que fazemos no dia a dia, 250 Km são totalmente garantidos, incluindo aqui rodar num itinerário complementar à velocidade máxima do carro.

ZOE (26)

ZOE (22)

A cada dia que passa faz cada vez mais faz sentido ponderar-se um elétrico e há casos em que se as pessoas tiverem uma vida com poucas “variações ao tema”, leia-se, fazem em 90% das vezes os mesmos percursos todos os dias. Sendo capaz de concordar que o anterior Zoe era complicado, porque nos arriscávamos a ter pouco mais do que 130 ‘verdadeiros’ kms, já com esta nova geração, o Renault Zoe R90 ZE40, se adaptarmos a condução, conseguimos fazer 300 km, e se fizermos uma condução o mais parecida possível com a que fazemos no dia a dia, 250 Km são totalmente garantidos, incluindo aqui rodar num itinerário complementar à velocidade máxima autorizada.
Decidi, com a bateria quase totalmente carregada, 96%, tentar perceber quanto poderia durar até sentir a pressão do carregamento, tendo em conta o percurso de 60 km que faço em média diariamente, que inclui muito paradas e partidas e percursos lentos. Ora bem, logo para começar os primeiros 22 km tiveram a capacidade de permitir que saísse de casa e chegasse ao primeiro destino, a escola da criança, exatamente com a mesma autonomia que…de quando saí de casa. Claro que ao fim do dia o ‘consumo’ de bateria foi diferente, mas ainda assim com estes percursos semelhantes consegui fazer quase a semana toda sem ter que carregar a bateria uma única vez. Isto significa que numa utilização real, nem sequer será necessário carregar-se o carro todos os dias.

ZOE (7)

ZOE (23)
DESTAQUE PARA O SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTÔNOMO

ZOE (15)

Mas há aspectos práticos que convém ter consciência. Esta nova bateria de 41 kWh, se for carregada num posto ‘rápido’, os melhores de todos, demora entre 65 a 100 minutos, e na pior das hipóteses, com uma tomada doméstica com a potência mais fraca, 2,3 kW, pode durar até mais de 30 horas – e dificilmente poderia ter mais alguma coisa ligada à mesma tomada. Com o carregador de 7,4 kW precisa de sete a oito horas para  carregar o Zoe. Depois há várias coisas que se têm de ponderar. Usar a instalação elétrica doméstica evita gastos, mas terá de ter em atenção que, enquanto o carro carrega terá menos potência de energia na rede elétrica da casa. Ou seja, o carro elétrico permite-lhe poupar ‘rios’ de dinheiro, mas convém ler muito sobre os prós e contras, pois não temos aqui espaço para os referir a todos.





Fonte: José Abreu (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  AUTONEWS Paved or unpaved? Dataset can improve road surface data for transportation, safety and economic development Road surface informat...