segunda-feira, 26 de junho de 2017











MUNDO QUATRO RODAS






AS MELHORES MOTOS PARA ESTRADAS DO PLANETA



BMW R 1200GS

Sem dúvida que é uma das maxitrail mais populares, aquela que é mais procurada pela grande maioria dos viajantes em duas rodas de todo o mundo, realidade confirmada pela liderança clara no volume das suas vendas a nível europeu. À potência e confiabilidade do seu motor boxer de dois cilindros soma ainda a possibilidade de uma série de modos de condução e de estabilidade. As opções para personalização deste modelo são inúmeras, quer da própria marca quer de terceiros pelo que cada um poderá adequar a sua GS conforme o seu gosto ou objetivo de utilização. Em 2017 BMW decidiu disponibilizar duas versões distintas da sua R1200 GS. A Experience e a Ride. A primeira inclui uma série de de equipamento muito completo com destaque para o Pack Dinamic, que inclui modos de motor e quick shift. A versão Ride está mais dirigida aos que de vez em quando pretendam fazer pequenas incursões Off Road e inclui jantes de raios, proteções e pisa pés distintos, para além de outros elementos. Um passo portanto entre a Experience e a Adventure, essa sim a versão mais Off Road da GS.
Dados Técnicos
Motor: 2 cilindros Boxer de 1.170cc
Potência: 125cv
Peso: 238Kg
Altura do banco: 850mm
Curso suspensões: F190mm/T200mm
Dimensão das rodas: F19” / T17”
Preço: GS base 16.543 euros

BMW S 1000 XR
Com um motor que deriva diretamente da 1000RR já podemos imaginar o que será esta BMW 1000XR, ou seja uma esportiva com suspensão de curso mais longo e com uma posição de condução menos R e mais direita e cômoda e uma configuração estética mais semelhante ao de uma Maxitrail. Pode ser considerada uma moto de “Aventura” dada a sua versatibilidade mas o seu temperamento e estilo a colocam-na num patamar diferente. Os seus 165cv dizem tudo e claro que é no asfalto que o  melhor se afirma, arriscando-me a dizer que em circuito e nas mãos de um experiente piloto poderia inclusivamente fazer tempos que deixariam alguns surpreendidos. Uma Maxi esportiva sem dúvida para aqueles que gostam de viajar e explorar uma condução desportiva sempre que a estrada o proporcione.
Dados Técnicos
Motor: 4 cilindros paralelos, 999cc
Potência: 165cv
Peso: 228Kg
Altura do banco: 840mm
Curso suspensões: F150mm/ T140mm
Dimensão  das rodas: F17” / T17”
Preço: 16.718 euros

Ducati Multistrada 1200 S
De uma enorme sofisticação tecnológica a Multistrada inclui uma eletrônica quase de competição. A sua IMU(ECU) está encarregada de controlar em simultâneo o ABS com assistência em curva, o controle de tração com “anti-wheelie” e até mesmo as suspensão eletrônica na versão mais equipada. A Multistrada, ao contrário da BMW XR, inclui um modo “Enduro” que diminui a sua potência, passando de 160cv para os 100cv, servindo esta realidade para que a Ducati justifique que a sua Multistrada é uma moto também Trail. Mas tal como a XR da BMW é também no asfalto e nas estradas com curvas que a Multistrada expressa todo o seu carácter esportivo.
Dados Técnicos
Motor: 2 cilindros em V, 1.198cc
Potência: 160cv
Peso: 209Kg
Altura do banco: 825mm
Curso suspensões: F170mm / T170mm
Dimensão das rodas: F17” / T17”
Preço: 19.959 euros

Honda VFR1200X Crosstourer / DCT
A Honda mantém em catálogo a sua Crosstourer, sem dúvida uma referência incontornável em termos de quem pretenda realizar grandes viagens e percorrer grandes distâncias ( exemplo do Francisco Sande e Castro na sua volta ao mundo ) quer pelo seu conforto e confiabilidade sobretudo rodando em asfalto pois no Off road acusa necessariamente o seu peso de 277Kg. Compensa na sua estabilidade em estrada e na sua sofisticação tecnológica, onde inclui o Ride by Wire, o sistema da Honda HSTC, que oferece controle de tração e três modos de motor, onde um deles é precisamente de “off road”. A Honda tem uma versão da Crosstourer com caixa DCT com sistema de embreagem dupla automática, que aumenta a facilidade e comodidade da moto mas também o seu peso em mais 10Kg.
Dados Técnicos
Motor: 4 cilindros em V, 1.237cc
Potência: 130cv
Peso: 277Kg (+10Kg na versão DCT )
Altura do banco: 850mm
Curso suspensões: F145mm / T146mm
Dimensão das rodas: F19” / T17”
Preço: 15.000eur e versão DCT 16.000euros

Kawasaki Versys 1000
A Kawasaki também aposta num motor de 4 cilindros para a sua Trail de maior cilindrada, um motor com grande resposta em qualquer regime sobretudo a baixas e médias rotações, ajudado pelos dois modos de motor. A Versys 1000 tem claramente uma orientação mais de estrada, confirmada pelas suas rodas de 17” à frente e atrás e as suspensões com 150mm de curso. É uma moto cômoda pensada para percorrer logos trajetos numa tirada e onde não faltam o controle de tração de três níveis de intervenção, a embreagem deslizante e os sistemas de frenagem KIBS e o ABS K-ACT, ambos proprietários da Kawasaki. O off-road não é a sua praia, penalizada inclusivamente pelo seu peso que por isso apenas pequenas incursões são recomendadas. Existem diferentes versões com diferente tipo de equipamento mais ou menos completo que reforça a faceta de viajante da Versys 1000.
Dados Técnicos
Motor: 4 cilindros paralelo, 1.043cc
Potência: 120cv
Peso: 250Kg
Altura do banco: 840mm
Curso suspensões: F150mm / T150mm
Dimensão das rodas: F17” / T17”
Preço: 13.795 euros

KTM 1290 Super Adventure S

KTM pretende afirmar a sua liderança neste segmento com a nova 1290 Super Adventure pelo que a sua Maxi Trail é das mais sofisticadas e potentes do mercado. Especialmente desenhada para realizar grandes viagens por estrada porém demonstra também qualidades fora dela graças sobretudo ao seu baixo peso, à roda dianteira de 19” e também ao curso das suas suspensões, sem chegar obviamente ao estilo da versão Super Adventure R. No entanto a versão S inclui suspensões semi-activas que contemplam um modo Off-Road. A KTM conseguiu com esta versão uma moto que praticamente compete com versões puramente esportivas, graças à potência do seu motor e ao desempenho da sua ''ciclística'', sem renunciar à capacidade de enfrentar caminhos e percursos fora de estrada. Por isso é difícil encontrar algum senão nesta fantástica moto que parece ser a mais completa e abrangente do segmento e que é reconhecida de imediato pela sua nova ótica frontal.
Dados Técnicos
Motor: 2 cilindros em V 1.037cc
Potência: 100cv
Peso: 228Kg
Altura banco: 850mm
Curso suspensões. F160mm / T 159mm
Dimensão das rodas: F19” / T17”
Preço: 12.799 euros

Triumph Tiger Explorer XR/XRx
A triumph evidencia de imediato o sua característica mais estradeira que off-road com as suas rodas de braços em liga, em vez de raios. A Explorer é toda uma referência em matéria de gestão electrônica, inclusivamente ao nível das suspensões, dianteira e traseira, podendo ser regulada a sua eficiência em vários graus dependendo do tipo de condução e piso que queiramos enfrentar. A electrônica gerencia também o ABS, o controle de tração e a sua intervenção em curva. A suavidade do conjunto está também relacionada com o seu motor de três cilindros, com uma potência de 1439cv e com uma entrega de potência já conhecida desta configuração de motor tricilindrico desde baixos regimes de rotação. Talvez esteja penalizada pelo seu peso em condução fora de estrada pelo que se recomenda mais o seu uso em asfalto. A Explorer da Triumph caracteriza-se também pela qualidade dos seus acabamento e do seu equipamento completo existindo distintas versões que variam na eletrônica , nos componentes e obviamente no preço também.
Dados Técnicos
Motor: 3 cilindros em linha, 1.215cc
Potência: 137cv
Peso: 246Kg
Altura banco: 837mm
Curso suspensões: F190mm / T193mm
Dimensão das rodas: F19” / T17”
Preço: Versão XR 15.900 euros / Versão XRx 17.500 euros

Suzuki V-Strom 1000

A Suzuki quis com a sua V-Strom 1000 colocar no mercado uma moto que opta para tudo , tanto para o dia a dia como para viajar até ao fim do mundo, resistente e confiável e a um preço ''modesto''. Uma moto muito cômoda com um motor tricilíndrico muito suave mas com uma boa entrega de potência desde baixos regimes e uma embreagem e uma caixa bem escalonada que contribuem para a suavidade e facilidade geral do conjunto. Uma estradista por excelência, sem grandes pretensões fora de estrada e mais dotada para percursos montanhosos em asfalto a V-Strom 1000 inclui ainda ABS em curva e três níveis de controle de tração. O curso de suspensões limita a aptidão para condução fora de estrada, mas compensa com a sua roda dianteira de 19” e o pouco peso comparativamente com a concorrência.
Dados Técnicos
Motor: 2 cilindros em V 1.037cc
Potência: 100cv
Peso: 228Kg
Altura banco: 850mm
Curso suspensões. F160mm / T 159mm
Dimensão das rodas: F19” / T17”
Preço: 12.799 euros


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