domingo, 25 de junho de 2017










AUDI






A4 2.0 LIMOUSINE TURBODIESEL


Embora mantenha um certo ar de família com a anterior geração (numa estratégia de evolução estilística que tem encontrado detratores, mas que essencialmente tem dado os seus frutos), o novo Audi A4 apresenta-se como um automóvel totalmente novo, numa geração em que o destaque é colocado na eficiência, tecnologia e sistemas de segurança.
A Audi destaca que esta nova geração é 120 kg mais leve do que a anterior, graças à utilização de materiais mais leves na composição da carroceria, como o alumínio, permitindo-lhe assim ser mais eficiente, tendo ainda como base a plataforma MLB Evo, a mesma do Q7 mas com algumas alterações para o A4, mais compacto do que aquele SUV de grandes dimensões.

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Motor TDI: eficaz como sempre
O leque de motores foi trabalhado para oferecer maior eficácia, com a gama a ser até 25% mais potente, mas 21% mais econômica. Uma das variantes mais relevantes e aquela que mais atrairá vendas é a que monta o bloco 2.0 TDI de 150 cv associado a caixa manual de seis velocidades, a qual se revela altamente competente, graças à disponibilização dos 320 Nm de torque numa faixa de rotações muito ampla, logo a partir das 1500 rpm.
Acelerações e retomadas surgem assim em muito bom nível, num motor que se revela muito progressivo na forma como entrega a potência, funcionando na sua melhor faixa de rotações até  3500 rpm, não tendo qualquer problema em retomar a velocidade quando necessário, não obstante um escalonamento com as duas últimas relações mais alongadas para poupar combustível.
A este respeito, a marca Alemã aponta um consumo médio anunciado de 3,8 km/l, embora no nosso ensaio apenas tenhamos conseguido uma média de 5,1 km/l no computador de bordo.

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Ainda que esta nova geração seja ligeiramente mais dispendiosa do que a anterior, a Audi compensa com o enriquecimento do equipamento de série, com a marca a destacar a presença do sistema de segurança Pre Sense City (que consegue atuar em velocidades até aos 80 km/h e imobilizar o veículo em velocidades até aos 40 km/h) e faróis xenon Plus com luzes diurnas LED. Em termos de conectividade e de sistemas multimídia, a Audi aposta no seu sistema MMI (que na versão topo de gama MMI Plus surge com tela touch screen de 8.3 polegadas), permitindo integração de smartphones e conexão com a  Internet. Esta versão 2.0 TDI de 150 cv tem um preço base de 41.690 euros.

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo – 4 cilindros em linha, long.,injeção direta, turbo TGV, Diesel
Cilindrada (cm3) – 1968
Diâmetro x curso (mm) – 81,0 x 95,5
Taxa de compressão – 16,2:1
Potência máxima (cv/rpm) – 150/3250
Torque  máximo (Nm/rpm) – 320/1500
Transmissão e direcção – Tração dianteira, caixa manual de 6 velocidades, direção com assistência elétrica
Emissões e consumo
Aceleração 0-100 km/h (s) – 8,9
Velocidade máxima (km/h) – 221
Consumo Extra-urb./urbano/misto (km/l)–3,6/4,8/4,0
Emissões de CO2 (g/km)–104
Dimensões e pesos 
Comp./largura/altura (mm) – 4726/1842/1427
Distância entre eixos (mm) – 2820
Freios (fr/tr) – Discos ventilados/discos
Peso (kg) – 1505
Capacidade da bagagem – 480-965
Tanque de combustível – 40
Pneus – 225/50 R17
Preço base (€) – 41.790
Versão top de linha (€) – 44.540

Fonte: Pedro Junceiro, de Portugal

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