terça-feira, 22 de agosto de 2017










MERCEDES-BENZ









MARCA LANÇA TECNOLOGIA PARA REDUÇÃO DE CONSUMO E EMISSÕES PARA ÔNIBUS

MERCEDES-BENZ LANÇA TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E DE EMISSÕES Imagens e fotos de carro
























A Mercedes-Benz não deixa de inovar no mercado brasileiro e, mais uma vez, introduz avançadas tecnologias para os chassis de ônibus da marca. A partir de agosto, estará disponível no país o sistema de desligamento automático do motor e, a partir do início de 2018, o inédito módulo de recuperação de energia elétrica, que asseguram mais rentabilidade para as empresas de ônibus.
“Além da redução do custo operacional para os clientes, essas novas tecnologias diminuem o consumo de combustível e melhoram a eficiência energética, trazendo ganhos para as empresas de transporte de passageiros, para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Esses dois lançamentos consolidam a linha de ônibus da Mercedes-Benz como a mais tecnológica do Brasil, destacando-se, por exemplo, por 18 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.
“A oferta de equipamentos e sistemas como esses amplia o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar. Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de custo operacional, segurança ativa e passiva”, ressalta o executivo.

EIS - sistema de desligamento automático do motor
Toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz será equipada, como item de série, com o EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.
Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período - por exemplo, 4 minutos - sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
“Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada”, explica Walter. “Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado”.
A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente das empresas de transporte de passageiros pela redução dos custos operacionais. “Estamos atentos às necessidades dos clientes, trazendo soluções eficientes e robustas. O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus Mercedes-Benz na Europa”, informa Walter.

RKM - sistema de recuperação de energia elétrica
Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa, o sistema de recuperação de energia elétrica RKM estará disponível no Brasil, inicialmente, para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500, bem como para os modelos O 500 U e M.
O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.
“Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível”, diz Walter. “Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da nossa Empresa, foram registradas economias médias de cerca de 2%”.
Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.
Entre as características mais importantes desta tecnologia inovadora também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

Linha de ônibus Mercedes-Benz é a mais tecnológica do Brasil
Tecnologias que oferecem vantagens em segurança
  • AEBS (Advanced Emergency Braking System) - sistema de frenagem de emergência
  • LDWS (Lane Departure Warning System) - sistema de aviso de faixa
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) - sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus: aumenta a segurança na via
  • Retarder - sistema auxiliar de freio
  • Top-Brake - freio-motor auxiliar
  • ABS - sistema anti-travamento
  • ASR - sistema de controle de tração
  • EBS - sistema eletrônico de freios
  • ECAS - suspensão pneumática controlada eletronicamente
  • ESP - controle eletrônico de estabilidade
  • Freio a disco
  • Sistema anti-tombamento
  • Eixo ERA direcional: maior estabilidade

Tecnologias que oferecem vantagens em conforto para o motorista
  • Mercedes PowerShift - transmissão automatizada
  • Transmissão automática Ecolife
  • Piloto automático
  • ECAS - suspensão pneumática controlada eletronicamente









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