domingo, 23 de julho de 2017










RENAULT








NEW CLIO SPORT 2018



Para pilotos! 
O Clio R.S. 220 EDC Trophy esticou os limites dos “pocket rocket” da última geração. Entusiasmante e pleno de diversão, mas muito mais exigente que o “irmão” R.S. 200, o “Trophy” é pouco menos que um pequeno carro de competição… de caráter civil!
Vamos ser pragmáticos. Se acha o Renault Clio “bonitinho”, perfeito para as suas “voltinhas” do quotidiano e até “divertidinho” de conduzir, então este artigo não é para si! Não vale a pena perder tempo, porque não é nele que vai descobrir, quantos litros poupa por mês a andar devagar, que “tralha” cabe no porta-luvas ou se três das suas quatro melhores amigas irão comodamente atrás, no passeio que agendaram para o próximo domingo!
… Ainda está aí?… Ótimo! Então é porque sabe o que querem dizer as siglas “R.S.” e tem um considerável respeito pela denominação “Trophy”!

R.S. Trophy (4)

Exterior
 “Equilíbrio” é talvez a palavra certa para descrever a fisionomia exterior do Clio R.S. 220 EDC Trophy! Vai encontrá-lo entre o “lobo com pele de cordeiro” e o verdadeiro “lobo com pele de lobo”! Na parte dianteira, o ar de família “Clio” é indisfarçável, mas, um olhar mais atento, acaba com as dúvidas de que este Clio é especial-a sigla “R.S.”diz tudo. Sob o losango da grade impõe respeito (e imporá ainda mais, quando ele, rapidamente, estiver quase “entrar” pelo seu retrovisor adentro), a grade inferior, com ‘lábio’ fluído e os faróis R.S. Vision (luzes de neblina com iluminação em curva, luzes de cruzamento e luzes de estrada, donos de uma iluminação prodigiosa e cujo desenho faz lembrar – e não por acaso – o formato da bandeira de xadrez das corridas) nas extremidades, dão um toque “agressivo” ao mais radical ao Clio.

Renault-Clio-RS-220-EDC-Trophy_interior

Interior
 Abrir a porta do Clio R.S. 220 EDC Trophy não significa entrar no “país das maravilhas”, mas não faltam atrativos que nos fazem esboçar um sorriso, ainda antes de carregarmos no botão “start” que acorda o motor, com um ronco forte e vigoroso. Os bancos dianteiros Renault Sport (com a sigla R.S. nos encostos de cabeça), em tecido, assumem a configuração de “bacquet” (mas só o do condutor tem regulação em altura), oferecendo um notável e muito eficiente apoio lateral, sendo fácil encontrar a posição ideal de condução, bem “afundado” no banco, até porque o volante (com sigla “R.S.” na parte inferior), admite afinação em altura e profundidade.
Depois, os cintos vermelhos, parecem provocar o coração, numa atitude concertada com o punho da alavanca de velocidades e o freio de mão em couro, com posponto vermelho, que incrementam os genes desportivos do Clio e aceleram, por si só, o ritmo cardíaco.
Os pedais em alumínio e as patilhas (em dark metal) para as passagens de caixa no volante completam as emoções do habitáculo, que não estariam completas sem o botão R.S. Drive, instalado na console inferior e que oferece três modos de condução diferentes: “Normal”, “Sport” e “Race”, mudando, definitivamente a personalidade deste Clio.

R.S. Trophy (8)

Ao volante
Guiar o Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy é uma experiência que rapidamente se transforma em paixão. E uma paixão viciante, haja carteira cheia para o sustentar! Com todos os ingredientes de “brinquedo de adulto”, o “Clio Trophy” apresenta, como cartão de visita dinâmico, ainda mais apurada que, a já se viu-bastante satisfatória que é a versão R.S. 200 EDC.
E se o vulgarmente conhecido por “Clio R.S.” já é um hino de sensações, o “Clio Trophy” acrescenta a isso desafios de condução equivalentes ao provocados por carros muito mais potentes.
No modo “Sport” ou “Race” basta travar com pé esquerdo, ao mesmo tempo que se pressionam as duas 'borboletas' por detrás do volante e se acelera a fundo! Tudo pronto para um arranque tipo “bala, em 3… 2… 1… e o Clio sai disparado, valendo mais a pena não esgotar a primeira velocidade, metendo quase logo segunda, para otimizar ainda mais o arranque. Depois, é servir-se à vontade da caixa de sequencial EDC até à 6ª velocidade, altura em que o ponteiro já estará perto dos 235 km/h de velocidade máxima anunciadas pela marca. Convém esclarecer, que nesta nova configuração, a caixa EDC está 30 por cento mais rápida que na sua primeira versão, ainda que, por vezes, se “baralhe” e troque automaticamente de velocidade um pouco antes do esperado.

R.S. Trophy (6)

Sistemas de Assistência à Condução, Conetividade e o fabuloso… R.S. Monitor!
Para além dos mais convencionais ABS com assistência à frenagem de emergência (AFU), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle anti-patinagem (ASR), o Clio R.S. 220 EDC Trophy apresenta outros ajudas no itens de segurança, como o regulador e limitador de velocidade, sistema de ajuda de partida em subida e o sistema de controle de pressão dos pneus. O sistema de ajuda ao estacionamento traseiro (com “bip, bip”, mas sem câmera) também faz parte dos equipamentos de série, o que não acontece (nem de série, nem como opcional) com o sistema de manutenção de faixa de rodagem que, pura e simplesmente, foi “esquecido”.

R.S. Trophy (2)

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo – 4 Cilindros, injeção direta, turbo, intercooler, 16 válvulas
Cilindrada (cm3) – 1618
Diâmetro x curso (mm) – 79,7 x 81,1
Taxa de compressão – 16,1:1
Potência máxima (cv/rpm) – 220/6050 rpm
Torque máximo (Nm/rpm) – 260/2000 rpm (280/2000 rpm em 4ª e 5ª)
Transmissão e direção – Tração dianteira, caixa automática de 6 velocidades EDC de dupla embreagem; direção de pinhão e cremalheira elétrica
Suspensão (fr/tr) – Independente de duplo triângulo à frente e eixo de torção atrás
Desempenho e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 6,6s
Velocidade máxima (km/h) – 235 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (km/l) – 5,1/7,6/5,9
Emissões de CO2 (g/km) – 135
Dimensões e peso 
Comp./largura/altura (mm) –  4090/1731/
Distância entre eixos (mm) – 2589
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1504/1500
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados
Peso (kg) – 1204
Capacidade da bagageira (l) – 300
Pneus – 205/40 R18

Preço base (€) – 31.750


Vasco Reis., de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  DOSSIER AUTONEWS Golf GTI: the first compact with the soul of a grand touring car The conception of the Golf GTI is a story worth telling,...