sábado, 22 de julho de 2017










OPEL







É MINI SUV OU SUV...



Monovolume ou SUV?

Aqui está o substituto do Meriva, um carro ao gosto do mercado, ou seja, um SUV, perdão, crossover. Mas, olhando bem para este Crossland X, para as suas características e para o fato do Mokka X continuar ao seu lado, não é mais que evidente que este é um monovolume compacto travestido de SUV? Lá está, um crossover.
Construído sobre a nova plataforma do grupo PSA (algo que estava já acertado antes da compra do grupo Opel pelo grupo PSA), o Crossland X não tem capacidade para oferecer tração integral, é menor que o Mokka X (exatamente 63 mm) mas exibe maior espaço interior e maior versatilidade. Então, porque razão a Opel vende dois carros no mesmo segmento? Ainda por cima, o Mokka X paga classe 2 nas portagens e este Crossland X paga classe 1.
A razão é simples: são dois carros diferentes e com alvos distintos. Aqui a Opel exibe a estratégia de “atirar a tudo o que mexa”. Ou seja, primeiro satisfazer os que querem, mesmo, um SUV até com tração integral, que sempre pagaram Classe 2 nas portagens e que adoram o estilo meio musculado do Mokka (o carro é realmente giro!). Depois, satisfazer os que gostam de estar na moda, aqueles que não têm condições financeiras de ir buscar um modelo do segmento acima e para quem pagar Classe 2 nas portagens é ultrajante e, finalmente, os que dizem, fervorosamente, quererem um SUV, mas depois choram escondido pelo seu monovolume compacto.

opel cl x (2)

Utilizando os motores do grupo PSA, seria lógico pensar no motor 1.2 litros a gasolina como o melhor para o Crossland X. Mas as raízes de monovolume ainda lá estão e o motor diesel acabará por ser a opção da maioria. O bloco do grupo PSA com 1.6 litros na versão de 100 CV, aqui no Crossland X com 99 CV (preciosismos…) é suave e, como se sabe. Se na cidade acompanha bem as necessidades do tráfego urbano, saindo do asfalto as coisas se complicam-se. Apesar de ser muito progressivo e linear, o motor do Crossland X nunca se mostra arisco ou com capacidade para nos surpreender e os níveis de performance confirmam essa impressão. Usar a caixa de cinco velocidades, escalonada de acordo com as características do motor, é essencial, apesar de um funcionamento por vezes vago. Boa surpresa reside nos consumos, baixos, a rondar os cinco litros por cada quilômetros, sem preocupações de poupar.

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Crossland X (3)

Crossland X (6)

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FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo – 4 cilindros em linha, injeção direta, turbodiesel
Cilindrada (cm3) – 1560
Diâmetro x curso (mm) – 75 x 88,3
Taxa de compressão – 17,0:1
Potência máxima (cv/rpm) – 99/3750
Torque máximo (Nm/rpm) – 254/1750
Transmissão e direção – Tracção dianteira, caixa manual de 5 velocidades; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson/independente multibraços
Desempenho e consumo
Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,6
Velocidade máxima (km/h) – 180
Consumos Extra-urb./urbano/misto (km/l) – 3,5/4,5/3,9
Emissões de CO2 (km/g) – 102
Dimensões e peso
Comp./largura/altura (mm) – 4212/1765/1605
Distância entre eixos (mm) – 2604
Largura (fr/tr) (mm) – 1513/1591
Freios (fr/tr) – Discos ventilados/discos
Peso (kg) – 1426
Capacidade do bagageiro (l) – 410-1255
Depósito de combustível (l) – 45
Pneus – 195/60 R16
Preço (€) – 24.180


V. R., de portugal






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