segunda-feira, 10 de julho de 2017









APRILIA







UMA NOVA ERA PARA AS SUPERBIKES



A Aprilia RSV4 evolui radicalmente para continuar a ser uma das melhores superbikes, fruto da experiência em competição. Agora, melhor que nunca, graças ao novo sistema de feio e ao novo APRC, que inclui Cornering ABS e Downshifter.
Aclamada pelos especialistas e desejada por todos os motociclistas, a RSV4 foi sempre a referência das superesportivas. É o melhor exemplo do que pode ser realizado pela experiência do departamento de competição da Aprilia, que, ao longo da sua história, alcançou 54 títulos mundiais. O principal objetivo do desenvolvimento da nova Aprilia RSV4 foi apenas um: Ser a superbike mais veloz do segmento. Para o alcançar, a Aprilia levou a cabo diversas melhorias, nomeadamente em relação à electrónica, suspensões e travões. E graças ao trabalho levado a cabo no propulsor, a RSV4 cumpre a norma Euro 4.


As principais características desta jóia da tecnologia italiana, que permitiram criar a melhor superbike de sempre, permanecem inalteradas. Trata-se do primeiro motor  4 cilindros em V longitudinal de alto desempenho do mundo, o motor mais revolucionário e potente construído pela Aprilia.


As intervenções levadas a cabo nesta evolução do V4 não se limitaram à homologação Euro 4, mas também a incrementar a confiabilidade e o desempenho (201 CV às 13.000 rpm e 115 Nm às 10.500 rpm), sem perder o inimitável som que emana desta moto.
O propulsor tem agora um novo sistema de escape, com o silenciador a incorporar uma dupla sonda Lambda e válvula integrada, enquanto a nova ECU tem uma capacidade superior de cálculo, capaz de gerir o regime máximo do motor, agora com mais 300 rpm. Nesta versão, o propulsor é cerca de 500 gr mais leve.


No intuito de incrementar o desempenho e a confiabilidade, foram introduzidos pistõess mais ligeiros e novos segmentos, bem como diversas alterações relativas às bielas, válvulas e sensores.
A Aprilia é reconhecida como um dos melhores fabricantes de motos do mundo e a RSV4 representa a síntese das competências técnicas adquiridas pela Aprilia nas competições mundiais ao mais alto nível. Uma particularidade atualmente exclusiva da RSV4 (e desde sempre característica das gerações anteriores da RSV4), é a excepcional possibilidade de regulação que a ciclística de série consegue oferecer. Com efeito, a nova Aprilia é a única Superbike que permite regular a posição do motor no quadro, o ângulo do 'canhão' da direção, a regulação da articulação do braço oscilante e a altura do trem traseiro, para além de, naturalmente, as suspensões, na totalidade dos seus elementos. Tal como uma verdadeira moto de competição.


A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão eletrônica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.
O APRC, de série na Aprilia RSV4 RF e RR, inclui:
– Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guidão, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
– Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controle de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador


Além do APRC de quarta geração, as novas RSV4 RF e RR têm de série um evoluído Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP otimiza a frenagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algoritmo específico que controla parâmetros como a aceleração lateral, a pressão exercida na manete de freio e o ângulo da moto.



Ficha Técnica
Motor – Aprilia V4 a 65º, 4 tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames (DOHC), quatro válvulas por cilindro. Ride by Wire com 3 mapas de gestão do motor (Sport, Race, Track)
Cilindrada – 999.6 cc
Potência – 201 CV (148 kW) às 13.000 rpm
Torque – 115 Nm às 10.500 rpm
Refrigeração – Líquida
Suspensão dianteira – Sachs invertida com 43 mm. Completamente regulável (pré-carga, extensão e compressão). Curso 120 mm
Suspensão traseira – Duplo braço oscilante em alumínio. Monoamortecedor com “piggy-back”, completamente regulável (pré-carga, comprimento, extensão e compressão). Sistema progressivo APS. Curso 130 mm.
Freio dianteiro – Duplo disco flutuante de Ø 330 mm. Pinça radial monobloco Brembo M50 de 4 pistão oposto. Tubo em malha de aço
Freio traseiro – Disco de Ø 220 mm. Pinça Brembo de Ø 32 mm de dois pistões. Tubo em malha de aço
Sistema ABS Bosch 9.1 MP, com 3 mapas selecionáveis, com RLM (Rear wheel Lift-up Mitigation) desconetável
Roda dianteira – 5 raios duplos em alumínio. Pneu 120/70 ZR 17
Roda traseira – 5 raios duplos em alumínio. Pneu 200/55 ZR 17
Altura do assento – 840 mm
Capacidade do tanque – 18.5 lt, 4 lt reserva
Homologação – Euro 4
Gestão eletrônica – Sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control), composto por ATC (Aprilia Traction Control), AWC (Aprilia Wheelie Control), ALC (Aprilia Launch Control), AQS (Aprilia Quick Shifter), ACC (Aprilia Cruise Control), APL (Aprilia Pit Limiter), Cornering ABS. Todos os sistemas operados de forma independente


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