quarta-feira, 7 de junho de 2017









YAMAHA








ENSAIO COMPLETO:XSR900



De acordo com os estudos de mercado da Yamaha o sector de mercado das Café Racers, Scramblers, Bobbers, Trackers e todas as que se enquadram dentro de um estilo neo-clássico, irá continuar a crescer nos próximos anos.
A Yamaha XSR900 vai precisamente de encontro a esse setor em crescimento e apesar do seu look clássico é uma moto cheia de atributos de modernidade como pudemos constatar no ensaio que realizamos.



A Yamaha desde há muito percebeu o potencial deste segmento e estabeleceu uma estratégia agressiva no mesmo, criando uma designação conceitual com a qual  identifica os seus modelos, Faster Sons, implementando programas que envolvem preparadores e designers especializados que estimulam a criatividade dos mesmos utilizando por base os modelos neo-clássicos da Yamaha.



O conceito “Faster Son” com o qual se identificam os novos modelos XSR700 e XSR900 refere-se ao fato de que estas são as herdeiras legítimas de motos que no passado marcaram a indústria japonesa, assim como os seus mentores “Pais” de estas que agora representam todo uma herança tecnológica atualizada.




Já tinhamos ensaiado a MT-09 e à partida pensávamos que a XSR seria a mais ou menos idêntica vestida agora de “roupa” mais ao estilo vintage… estávamos completamente enganados. A sensação de estarmos numa moto totalmente diferente assim que passamos a perna por cima do banco e seguramos o guidão é imediata. O banco estilizado e forrado com couro alcântara em tom cinza beringela, para além de muito bem acabado e de efeito estético conseguido, é também muito cómodo. A posição das pedais parece ser mais natural e a postura também graças a um guidão colocado ligeiramente mais atrás e menos ao estilo Supermoto como na MT09.







O motor é o mesmo tricilíndrico de 847 cc da MT-09 que já nos tinha provado a sua enorme entrega de potência desde baixas rotações. Três modos de motor permitem-nos selecionar a resposta do acelerador sendo o modo standard aquele que é mais equilibrado para uma condução normal. O modo A recomenda-se talvez para condução em pista pois a sua resposta rápida e incisiva conferem uma atitude demasiado agressiva à XSR900 para uma utilização no dia a dia. E claro para dias de chuva ou de visibilidade reduzida talvez faça sentido utilizar o modo B para acrescentarmos segurança à nossa condução.


A nova embreagem assistida é de uma enorme leveza e facilita enormemente o circular em ambiente urbano. A embreagem é também deslizante o que permite tirar enorme partido do freio sem percalços e nem derrapagens da roda traseira provocadas nas reduções a velocidades mais altas. Em circuito é muito útil esta funcionalidade.
Novidade na XSR é o controle de tração com dois níveis para além da posição desligado que com o ABS de origem permitem uma regulação ótima de acordo com as circunstâncias de utilização. De qualquer forma o modo 1 do controle de tração não é muito  intrusivo e permite uma condução agressiva algo controlada. Quanto ao ABS só atua mesmo em situações extremas não afetando para nada a efetividade de travagem mesmo em circunstâncias de condução agressiva.

PAINEL COMPACTO, MAS COM MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES 






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