terça-feira, 5 de setembro de 2017










TRIUMPH









A SAGA DA INGLESA AVENTUREIRA...



A Maxi Trail topo de gama da Triumph, a fabulosa Tiger Explorer 1200, concorre num segmento em grande expansão, onde a disputa é feroz, mas os seus atributos e desempenho, sobretudo da sua versão mais sofisticada, a XCA de 2017, não fazem temer qualquer comparativo com a sua concorrência mais direta.
O seu poderoso motor de 3 cilindros, motorização única neste segmento, e a sua atual sofisticação eletrônica aliada a uma estética muito apelativa colocam a Explorer XCA no topo do grupo.



Nas instalações Triumph em Lisboa é-nos fornecido um pequeno briefing sobre alguns detalhes da XCA e com especial destaque para a sua eletrônica sobretudo para a sua suspensão semi-ativa e a forma de seleção e acionamento dos vários modos disponíveis, tanto da suspensão como do ABS, com sistema de “Cornering ABS”, do controle de tração , dos modos de motor e do Cruise Control. O ajuste do vidro dianteiro é também feito através da seleção no painel e outra funcionalidade foi também referida e colocada em ON que é a do sistema que automaticamente trava a moto em situações em que paramos em subidas e em descidas.
Uma vez “briefados” subimos na majestosa Explorer XCA e a primeira impressão é do seu peso, a acusar os seus 258 Kg, realidade que imediatamente se dissipa assim que arrancamos. Em andamento a Explorer torna-se extremamente ágil e manobrável, com um excelente equilíbrio a baixa velocidade a revelar uma distribuição de massa bem realizada.


O percurso de cidade que fomos obrigados a fazer, para cruzar Lisboa em direção a Cascais, num dia extremamente quente, revela que a XCA não gosta de transito ( nem nós ) nem de ''sobre-aquecimento'' do seu motor. Assim que a ventoinha do radiador dispara somos surpreendidos por um fluxo excessivo de ar quente nas pernas, realidade que nos leva a explorar a sensação de perfeito equilíbrio que nos proporciona a Explorer e a procurarmos manter o andamento pelo meio dos carros parados, realidade que apesar da sua dimensão se mostrou de uma enorme facilidade.


Na primeira paragem decidimos explorar as várias possibilidades da sofisticada eletrônica da Explorer XCA. Dos quatro modos de motor, Road, Off-Road, Rain e Sport, escolhemos este último tendo em conta que iriamos fazer um percurso de estrada e enfrentar algumas curvas bem desenhadas a caminho do Cabo da Roca em Sintra. Existe ainda um modo totalmente programável, o Rider, que deixa em aberto o explorar e personalizar o setup total da eletrônica da moto. A suspensão decidimos explorar o potencial da suspensão semi-ativa e em modo TSAS deixar que fosse a mesma a ler o terreno e o nosso tipo de condução para percebermos toda a sua eficiência.


A suspensão absorvia de forma eficiente todas as irregularidades , a Explorer mantinha o seu comportamento ágil mudando de direção com facilidade e ultrapassando pequenos obstáculos sem desiquilíbrios e com perfeito controle na sua condução. Nada a apontar. Percursos de areia optamos por não fazer pois os pneus que montava apesar de demonstrarem um bom desempenho off road não eram garantia de 'grip' suficiente em piso mais solto ou areia.
Quisemos perceber também o potencial e comportamento da Explorer fora de estrada. Sem querermos radicalizar a sua utilização Off -Road e não querendo explorar pelo seu peso terrenos de maior dificuldade optamos por uns estradões de terra de piso irregular e colocamos em modo de Off-Road para tornar a nossa condução mais controlada e suave. As suspensões optamos por deixar em modo ativo e a leitura e comportamento da XCA foi perfeita.






Ficha Técnica
Motor TipoTricilíndrico em linha. Refrigeração líquida. 12 válvulas.
(DOHC).
Cilindrada1215cc
Bore Stroke85 mm / 71.4mm
Compression11.0:1
Potência máxima CE139 CV (102 kW) @ 9,300 rpm
Torque máximo CE123 Nm @ 6,200 rpm
SistemaInjeção com acelerador eletrônico
EscapeSistema de escape 3:1 lateral com coletores e ponteiras em aço inox.
Transmissão FinalCardan
EmbreagemMultidisco e óleo com acionamento hidráulico assistido
Caixa de velocidades6 velocidades
QuadroEstrutura tubular em aço
Braço oscilanteMonobraço em liga leve com transmissão por cardan
Roda dianteiraRodas com aros de alumínio para pneus “tubeless”. 32 raios.
Roda traseiraRodas com aro de alumínio para pneu “tubeless”. 32 raios.

Pneu dianteiro120/70 R19
Pneu traseiro170/60 R17
Suspensão dianteiraSuspensão invertida WP de 48mm, com ajuste eletrônico em compressão.
Curso de 190mm
Suspensão traseiraMono-amortecedor WP com ajuste eletrônico semi-ativo em
compressão e automático de pré-carga. 193mm de curso
Freio dianteiroDisco duplo flutuante de 305mm com pinças Brembo monobloco de

Freio traseiroDisco de 282mm conm pinça deslizante Nissin de 2 êmbolos e ABS
Desligável




Pedro Rocha, Portugal

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