domingo, 20 de agosto de 2017










HYUNDAI







A STATION PREMIUM DA MARCA ASIÁTICA



Hyundai i30 SW 1.6 CRDI 

Texto: Francisco Mendes, de Portugal
Após o lançamento do i30 de cinco portas no início do ano, surgiu finalmente a versão 'wagon', a Hyundai i30 SW, uma clara aposta pensada para a família num segmento bem ao gosto dos portugueses e onde espaço e qualidade fazem a diferença.
A i30 SW apresenta um design bastante atraente com uma grade dianteira inspirada numa cascata de metal fundido que cria a sensação de movimento e robustez, que é uma das imagens que identificam o i30 SW. Para além disso o teto afunilado confere à esta 'perua' uma silhueta bem ao estilo de um coupé.
Os faróis full-LED com as luzes de circulação diurna em LED permitem que a nova Hyundai i30 SW revele uma presença visual forte que não permita que passe despercebida e a orientação horizontal da combinação das óticas traseiras, reforça a sensação de força e estabilidade da i30 SW.

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Interior

O interior desta SW é outros dos trunfos da Hyundai para atacar um segmento bastante competitivo e onde a marca sul coreana pretende se impor.
Começamos por olhar o espaço de bagagem onde ao abrirmos o bagageiro fica de imediato a descoberto 602 litros de espaço prático e conveniente de carga, que podem subir para os 1.650 litros com os bancos traseiros rebatidos. Ou seja, estamos perante um dos maiores bagageiros do segmento.
A calma e simplicidade do habitáculo criam uma sensação de qualidade, elegância e espaço. Hyundai i30 SW é um modelo com 4.585 mm de comprimento, com 1.465mm de altura e 1.795mm de largura. Estamos por isso perante um veículo onde espaço para os passageiros é o ideal para três passageiros nos bancos de trás viajam com espaço suficiente para as penas sem problemas durante grandes viagens.

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Segurança e conectividade

Relativamente a equipamentos de segurança, as mais recentes funcionalidades estão disponíveis na nova i30 SW, desde a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), que recorre à operação da câmera frontal, passando pelo Alerta de Fadiga do Condutor (DAA), Sistema de Controle Automático dos Máximos (HBA) ou o Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS).
Já o sistema opcional de alerta de pedestres, disponível na versão testada, utiliza o radar frontal para diminuir ou evitar possíveis atropelamentos.
Mas temos mais sistemas de segurança na i30 SW. Fazendo uso dos sensores dianteiros do veiculo, o Cruise Control Inteligente Avançado (ASCC) mantém uma velocidade e distância constantes em relação ao veiculo da frente ao acelerar ou travar automaticamente. Caso sejamos confrontados com o trânsito parado, o sistema aciona automaticamente o freio até a i30 SW ficar imobilizado e acelerando até à velocidade pretendida assim que a estrada fica livre.
Através da utilização do radar, o Detector de Ângulo Morto (BSD) com Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem monitoriza as extremidades traseiras e, no caso de ser detectada a presença de um veículo, exibe um alerta visual nos espelhos retrovisores exteriores.
Além da aposta da Hyundai nos mais diversos sistemas de segurança com que equipou a nova Hyundai i30 SW, destaque igualmente para a tela tátil de oito polegadas posicionado de forma a permitir uma fácil interação, ideal para usufruir dos sistemas de Infotainment e Navegação, com funcionalidades de conectividade de última geração, onde podemos desfrutar do Apple CarPlay, o Android Auto e os Live Services.

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Motor

A versão testada 1.6 CRDi de 110cv revelou-se bastante disponível em auto-estrada com o motor turbo-diesel capaz de produzir uma quantidade impressionantes de torque, permitindo uma sensação de que estamos ao volante de um coupé.
Já a caixa automática DCT de 7 velocidades, combina elevados níveis de eficiência e otimização do consumo de combustível com a  conveniência da transmissão automática. Existem 3 modos  de condução disponíveis: Normal, Eco e Sport, sendo que neste último o condutor tira grande diversão ao 'apertar' o acelerador.
A caixa automática revelou-se suave na passagem de velocidade, enquanto o freio de mão elétrico é muito fácil de utilizar e permite a existência de mais espaço de arrumação na console central.
A função Auto Hold mantém automaticamente o freio ativo assim que o veículo esteja completamente parado, assegurando que esta não decai mesmo sem o pé no pedal do freio.
Para desativar o freio, o condutor apenas tem de 'carregar' no pedal do acelerador.

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FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo – 4 cilindros em linha turbo
Cilindrada (cm3) – 1582
Diâmetro x curso (mm) – 77,2X84,5
Potência máxima (cv/rpm) – 110 / 4.000
Torque máximo (Nm/rpm) – 280 / 2000
Tração, transmissão, suspensão e freios
Tração – Dianteira
Tipo Transmissão – Automática com caixa de 7 velocidades
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Multi-Link
Freios (fr/tr) –  Discos ventilados / Discos
Desempenho e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,5
Velocidade máxima (km/h) – 188
Consumos Extra-urb./urbano/misto (km/l) – 4,1 / 4,7 / 4,3
Emissões de CO2 (g/km) – 112
Dimensões e pesos 
Comp./largura/altura (mm) – 4582 / 1795 / 1475
Peso (kg) – 1940
Capacidade da bagageiro (l) –602
Tanque de combustível (l) – 50



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