HONDA
A NOVA SUPER DESPORTIVA DE 650cc
Com as Super desportivas 600RR a viverem um futuro incerto a aposta da Honda com a sua nova CBR650F vai no sentido de proporcionar uma moto de caráter esportivo mas versátil e acessível no seu custo. A nova CBR650F é por isso uma moto polivalente para uma utilização diária, a permitir inclusivamente pequenas viagens de fim de semana a solo ou acompanhado.
Ao contrário da sua irmã naked, a CB650F, com a qual compartilha quase tudo, a CBR monta um guidão em duas peças, tipo avanços , montados no topo da suspensão e que são cerca de 30mm mais estreitos que os da CB e ligeiramente mais baixos. As novas suspensões Showa têm uma excelente afinação sobretudo para condução rápida em estradas sinuosas e com bom piso. A posição de condução é de praticamente de uma tourer.
O motor da CBR650 tem um comportamento suave e progressivo mas atinge altas rotações rapidamente. Não tem o “punch” por exemplo do bicilíndrico da MT07, e apesar de este ano ter mais de 4 Cv que a versão do ano anterior mantém a suavidade num regime de rotação baixa a subir mais rapidamente a partir das 5.000rpm como é característico de um 4 cilindros em linha. Os 90 Cv parecem estar distribuídos ao longo de todo regime e com um torque quase sempre idêntico ao longo do mesmo. Para despertar o espírito esportivo da CBR650 há que levá-la até um regime mais alto de rotação.
A reputação de confiabilidade da Honda em particular das CBR são o resultado de anos de investimento e este motor é reflexo de toda essa experiência onde se opta claramente por baixar as desempenho do mesmo para garantir ainda maior confiabilidade e menos manutenção, acompanhado claro está pelo menor consumo e menos emissões de gases poluentes a que todas estão obrigadas no âmbito das limitações do Euro 4.
MOTOR
DIÂMETRO X CURSO (mm) | 67 x 46 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica PGM-FI |
TAXA DE COMPRESSÃO | 11.4:1 |
CILINDRADA (cm3) | 649 cm3 |
TIPO DE MOTOR | Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC |
POTÊNCIA MÁXIMA | 67 kW (91 CV) / 11.000 rpm (95/1/EC) |
TORQUE MÁXIMO | 64 Nm/ 8.000 rpm (95/1/EC) |
ÓLEO (Litros) | 3,5L |
TRANSMISSÃO
EMBREAGEM | Multi-disco banhada em óleo, com molas helicoidais |
TRANSMISSÃO FINAL | Por corrente #525 O-ring |
TIPO TRANSMISSÃO | 6 velocidades |
Pedro Rocha, Portugal
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