quinta-feira, 10 de agosto de 2017











HONDA







A NOVA SUPER DESPORTIVA DE 650cc



Com as Super desportivas 600RR a viverem um futuro incerto a aposta da Honda com a sua nova CBR650F vai no sentido de proporcionar uma moto de caráter esportivo mas versátil e acessível no seu custo. A nova CBR650F é por isso uma moto polivalente para uma utilização diária, a permitir inclusivamente pequenas viagens de fim de semana a solo ou acompanhado.
Ao contrário da sua irmã naked, a CB650F, com a qual compartilha quase tudo, a CBR monta um guidão em duas peças, tipo avanços , montados no topo da suspensão e que são cerca de 30mm mais estreitos que os da CB e ligeiramente mais baixos. As novas suspensões Showa têm uma excelente afinação sobretudo para condução rápida em estradas sinuosas e com bom piso. A posição de condução é de praticamente de uma tourer.



O motor da CBR650 tem um comportamento suave e progressivo mas atinge altas rotações rapidamente. Não tem o “punch” por exemplo do bicilíndrico da MT07, e apesar de este ano ter mais de 4 Cv que a versão do ano anterior mantém a suavidade num regime de rotação baixa a subir mais rapidamente a partir das 5.000rpm como é característico de um 4 cilindros em linha. Os 90 Cv parecem estar distribuídos ao longo de todo regime e com um torque quase sempre idêntico ao longo do mesmo. Para despertar o espírito esportivo da CBR650 há que levá-la até um regime mais alto de rotação.


A reputação de confiabilidade da Honda em particular das CBR são o resultado de anos de investimento e este motor é reflexo de toda essa experiência onde se opta claramente por baixar as desempenho do mesmo para garantir ainda maior confiabilidade e menos manutenção, acompanhado claro está pelo menor consumo e menos emissões de gases poluentes a que todas estão obrigadas no âmbito das limitações do Euro 4.





MOTOR
DIÂMETRO X CURSO (mm)67 x 46 mm
ALIMENTAÇÃOInjeção eletrônica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO11.4:1
CILINDRADA (cm3)649 cm3
TIPO DE MOTORTipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC
POTÊNCIA MÁXIMA67 kW (91 CV) / 11.000 rpm (95/1/EC)
TORQUE MÁXIMO64 Nm/ 8.000 rpm (95/1/EC)
ÓLEO (Litros)3,5L


TRANSMISSÃO
EMBREAGEMMulti-disco banhada em óleo, com molas helicoidais
TRANSMISSÃO FINALPor corrente #525 O-ring
TIPO TRANSMISSÃO6 velocidades



Pedro Rocha, Portugal

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