TOYOTA
AURIS TOURING SPORTS 1.8 HYBRID, A PERUA NIPÔNICA
Pensado para a família, o novo Toyota Auris Touring Sports apresenta-se como uma proposta que não desilude, apresentando interessantes níveis de conforto, espaço e segurança aos quais se junta uma eficiente utilização do sistema híbrido.
Modelo de sucesso na Europa e de afirmação da motorização híbrida concebida pela Toyota, tecnologia onde a marca nipônica é pioneira, o Auris foi alvo de uma renovação para continuar a responder às exigentes necessidades do segmento onde está inserido. Se como o povo diz, “os olhos também comem”, o Toyota Auris Touring Sports não deixa de deslumbrar no seu primeiro olhar. Falamos de um automóvel equilibrado, esbelto e agradável à vista apesar do seu natural caráter largo e robusto nesta versão. Para se perceber o verdadeiro valor deste novo Auris tivemos a oportunidade de ensaiar a versão Hybrid Exclusive que vinha equipada com um motor 1.8l de 99 cv a gasolina e um elétrico de 82 cv, que geravam a potência combinada de 136 cv. Em condução desde logo destaca-se a suavidade que nos acompanha fruto do eficaz funcionamento da transmissão variável contínua e do ‘casamento’ do motor de combustão com a unidade elétrica de 60 kW.
No conjunto, acaba por ser em ambiente urbano que todo este sistema se torna mais vantajoso, fazendo entrar em ação o motor elétrico de forma mais corrente até aos 50 km/h, poupando-se assim o consumo. Contudo, a força do torque fornecido pelo motor elétrico também se revela bastante útil nos momentos em que é necessário maior vigor na aceleração ou nas retomadas, com a união entre os dois motores a fazer-se sentir de forma mais impetuosa. Porém, como não se pode ter o melhor dos dois motores, um pé mais pesado no acelerador reflete-se imediatamente no consumo.
Resposta às necessidades
Como é natural, o Auris na sua versão carrinha é pensado para a família. Mantendo sempre o máximo respeito por essa permissa, o espaço e conforto a bordo são dois pontos fortes da carrinha nipônica. Atrás três passageiros conseguem viajar sem problemas de habitabilidade, tanto no espaço reservado para as pernas como em termos de largura. A bagageira disponibiliza 530 litros de capacidade, o que parecer servir perfeitamente para as ‘encomendas’. Ainda relativamente ao interior há de se destacar a boa qualidade de construção dos materiais. Por outro lado, o excesso de plástico no habitáculo destoam a sensação geral de qualidade. Quanto a equipamento, o novo Toyota Auris conta de série com bancos dianteiros aquecidos, cruise-control adaptativo, sistema de sensores de pré-colisão e de reconhecimento de sinais de trânsito, luzes de com controle automático e aviso de saída da faixa de rodagem. Instrumentos que fazem parte do Toyota Safety Sense, que equipa todos os modelos da casa nipônica.
Como é natural, o Auris na sua versão carrinha é pensado para a família. Mantendo sempre o máximo respeito por essa permissa, o espaço e conforto a bordo são dois pontos fortes da carrinha nipônica. Atrás três passageiros conseguem viajar sem problemas de habitabilidade, tanto no espaço reservado para as pernas como em termos de largura. A bagageira disponibiliza 530 litros de capacidade, o que parecer servir perfeitamente para as ‘encomendas’. Ainda relativamente ao interior há de se destacar a boa qualidade de construção dos materiais. Por outro lado, o excesso de plástico no habitáculo destoam a sensação geral de qualidade. Quanto a equipamento, o novo Toyota Auris conta de série com bancos dianteiros aquecidos, cruise-control adaptativo, sistema de sensores de pré-colisão e de reconhecimento de sinais de trânsito, luzes de com controle automático e aviso de saída da faixa de rodagem. Instrumentos que fazem parte do Toyota Safety Sense, que equipa todos os modelos da casa nipônica.
FICHA TÉCNICA:
Motor 1.8/136 cv Gasolina; 4 cil. Inj. Eletrônica 16 válvulas DOHC 1798 cm3 Binário 142 Nm/4000 rpm Motor elétrico Motor Síncrono de magneto permanente Voltagem/Potência máx. 650 v/60 kW Transmissão CVT; Mala 530 l Depósito 45 l Suspensões Tipo McPherson à frente – Barra de Torção/Triângulos sobrepostos atrás Freios DV/DM -Vel. Máx 175 km/h; Velocidade 0-100 km/h 11.2s; Consumo médio 4.0 – 4.9 l/100 km ; Emissões CO2 92 g/km
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