quinta-feira, 8 de junho de 2017










SUZUKI







O PEQUENO SAMURAI ENCANTA

306

Na vanguarda das tendências
Certamente poucas são as vezes em que a afirmação “bom e barato” realmente se aplica. No caso do Ignis, estamos inegavelmente perante uma delas…
O Suzuki Ignis surge com medidas compactas (3700 mm de comprimento, 1690 mm de largura e 1595 mm de altura) bem ao jeito das exigências de um veículo urbano. A sua forma ‘quadrada’, de linhas diretas, dilui-se pela sensação de prazer visual do conjunto, de tendência elevada, a que a altura ao solo de 180 mm lhe atribui a compostura de ‘mini’ SUV. À luz das tendências e requisitos atuais, surge com várias possibilidades de personalização, que vão desde a cor das barras do teto, capas dos retrovisores, contornos dos grupo de faróis, grade, e faróis de neblina, que contrastam com a cor da carroceria. A tendência é seguida no interior, com os puxadores das portas, cores dos plásticos na console central, portas...assim como os contornos das saídas de ar condicionado, a encontra-se em sintonia com a tonalidade exterior. Após o primeiro olhar, percebemos que estamos perante um produto de imagem jovial e refrescante, como um ‘miúdo’ imbuído pelo espírito das novas tendências.
003

Um prazer
Logo após um breve contato, ficamos surpresos. O Ignis é aquele adolescente endiabrado que quer aparecer, tirar partido da vida e isso sente-se ao volante. A potência de 90 cv adequa-se perfeitamente à sua estrutura e vocação, a que se junta uma caixa manual de 5 relações com um escalonamento a rigor. No processo de condução, o sistema híbrido SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) fornece até 4 cv extra, tendo por base uma bateria de ions de lítio de 3kWh que junto com motor a gasolina de acordo com as necessidades de aceleração, e a bateria a ser recarregada em todos os momentos de frenagem ou desaceleração. Na prática, revela-se uma ajuda subtil no trabalho do motor de combustão, garantindo-lhe um ligeiro ‘aconchego’ na realização da sua tarefa de propulsão e contribuindo para a otimização do consumo. 
A suspensão permite encararmos o dia a dia com tranquilidade, apesar de em pisos mais degradados se sentir alguma rigidez. Já o seu baixo peso, de 835 kg, revela-se uma grande mais valia em termos de maneabilidade e agilidade em estrada, sendo um carro de comportamento muito honesto e perceptível nas reações.

004

Bom companheiro
O Ignis revela-se aquele amigo que encanta desde o primeiro momento, pronto para nos acompanhar no dia a dia e que nunca desilude. Uma proposta perfeitamente enquadrada para os desafios urbanos, mas que permite viagens mais longas sem  desconforto para o corpo.
Tudo, enquanto circulamos num habitáculo focado na funcionalidade, com vários espaços de ''arrumação'' e, na medida certa, feito sob-medida para a comodidade que uma utilização diária e eventual requer, sem descuidar da tecnologia que hoje é regra: a tela touchscreen no console central com um toque muito agradável; ligação para smartphones; câmera de ré na traseira; sistema de navegação; bancos dianteiros aquecidos; controle e limitador de velocidade; volante multifunções; faróis automáticos e luzes diurnas LED; alerta de mudança de faixa; freio de emergência autônomo e alerta anti fadiga.

101

102



Ficha técnica
Motor 4 cil., injeção direta, 1.242 cc
Potência 90 cv/6000 rpm
Binário 120 Nm/4400 rpm
Transmissão dianteira, caixa manual de 5 vel.
Suspensão  MacPherson com molas helicoidais à frente e eixo de torção com molas helicoidais atrás
Freios DV/Tambor
Peso 910 kg (c/condutor 75 kg)
Mala 260l
Tanque 32l
Vel. Máx. 170 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h 11,8s
Consumo médio 4,3lkm/
Emissões CO2 97 g/km



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

  AUTONEWS New 2025 EV Concepts Honda has already been active in the electric two-wheeler market with scooters and bicycles. Now, the Japane...