terça-feira, 27 de junho de 2017










AUDI






A5 SPORTBACK TURBODIESEL EM DETALHE


A base é a mesma do A4 e, no fundo, este é o carro que “obrigou” a BMW a fazer o Série 4 GranCoupe. As portas extra não arruínam a silhueta e estando maior, o A5 Sportback ganhou elegância que é sublinhada pela curvatura do teto. A verdade é que o A5 Sportback ficou melhor e, não tenho problema nenhum em afirmar, é um carro bonito por fora e, também, por dentro.
Nesse respeito, a Audi continua a ser um dos melhores no que toca ao habitáculo e o A5 Sportback não foge á regra. Excelentes materiais, bela montagem e um bom gosto em tudo, denota como a Audi quer que nos sintamos bem a bordo. Tudo é desenhado com gosto, com qualidade e é um aborrecimento para quem não pode comprar um A5 Sportback.

Audi A5 Sportback

A forma da carroceria prejudica a acessibilidade, mas não tanto como se poderia esperar. Depois, lá dentro, há espaço de sobra, mesmo para os de grande estatura. Que, acabam por bater com a cabeça na lateral do teto. já para sair do carro não é das tarefas mais simples, mas não é preciso ser contorcionista. O bagageiro de 480 litros é bom, mas se procura maior versatilidade e praticabilidade, então olhe para a A4 SW. Que nestes aspetos consegue fazer melhor que o A5 Sportback.
Depois está presente o excelente painel de instrumentos digital, Audi Virtual Cockpit, que permite uma leitura fabulosa de todos os dados do sistema Audi Connect e do MMI. A posição de condução permanece perfeita e tudo está ao alcance das mãos.

Audi A5 Sportback

A5 (1)

Audi A5 Sportback

O único motor disponível é o 2.0 TDI com 190 CV que, aliado à redução de peso, generosa de 85 quilos, e à caixa de dupla embreagem S-Tronic, permite uma belíssima desenvoltura ao A5 Sportback. A aferição da Audi é de 7,9 segundos dos 0-100 km/h e 240 km/h de velocidade máxima. Já o consumo, o teste efetuado foi curto e não permitiu uma avaliação correta, mas a casa alemã diz que o carro consome 4,6 km/l com emissões de 114 gr/km.
A caixa de sete velocidades de dupla embreagem rima perfeitamente com o motor, a potência é suficiente para dar animação ao A5 Sportback e o chassis corresponde de forma competente, como deu para perceber ali para os lados do Cabo da Roca e Lagoa Azul(teste feito em Portugal). Não há muito rolamento da carroceria, a direção exibe alguma sensibilidade e mantém a trajetória não sendo a suspensão muito ''dura'', mesmo com as rodas de 18 polegadas. Por isso o carro é confortável mesmo no modo “dynamic” do Drive Select (normal, comfort, efficiency, dynamic e individual).

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo – 4 cilindros em linha, injeção direta, turbodiesel
Cilindrada (cm3) – 1968
Diâmetro x curso (mm) – 81 x 95,5
Taxa de compressão – 15,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 140/3800-4200
Torque máximo (Nm/rpm) – 400/1750-3000
Transmissão e direção – Tração dianteira, caixa dupla embraiagem de 7 velocidades; direção tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson; independente multibraços
Desempenho e consumo
Aceleração 0-100 km/h (s) – 7,9
Velocidade máxima (km/h) – 235
Consumos Extra-urb./urbano/misto (km/l) – 3,8/4,9/4,2
Emissões de CO2 (g/km) – 126
Dimensões e pesos 
Comp./largura/altura (mm) –  4733/1843/1386
Distância entre eixos (mm) – 2824
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1587/1568
Freios (fr/tr) – Discos ventilados/discos
Peso (kg) – 1520
Capacidade da bagageiro (l) – 480
Tanque de combustível (l) – 40 (AdBlue 12 l)
Pneus – 225/50 R17
Preço, versão completa (€) – 52.960

Vasco Reis, direto de Portugal





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